Consultoria Comercial

A Consultoria Comercial envolve uma seqüência de passos que precisam ser seguidos para obter o melhor resultado quando o que foi determinado para o desenvolvimento do Planejamento Comercial for implementado. Para isso devemos ter:

O principal desafio é gerar um Planejamento Comercial que atenda as demandas, seja confiável e realista com a atual cenário da empresa e do mercado para ser possível de ser implementado.
Sem objetivos claros é impossível chegar lá.
Se considerarmos que o desempenho de um vendedor está diretamente ligado a três fatores básicos:

Podemos verificar como o Planejamento Comercial é fundamental para que os resultados desejados sejam alcançados de forma satisfatória. Por isso temos que pensar, analisar e verificar como se pretender fazer.
A equipe de vendas tem que ter definido claramente o que se espera dela. Saber tirar o melhor de cada vendedor é uma tarefa que exige capacidade e liderança. Transformar as oportunidades demandadas em desafios que se transformem em motivação individual.
A mais complexa tarefa da Área Comercial de uma empresa é a realização do Planejamento das Vendas e a sua implementação. Desta forma cabe ao Diretor Comercial e a Gerência de Vendas, juntamente com a Área de Marketing a realização deste planejamento. Tem que ser uma ação conjunta, objetivos a serem atingidos, como chegar lá e quem vai fazer o que e como.
Planejar tem três objetivos básicos:

a) reduzir a ansiedade.

As pessoas são vulneráveis. Não estar capacitado, não saber o que fazer e como fazer produz medo e a insegurança, por conseqüência ansiedade. Desta forma, planejar significa estar mais preparado e seguro em relação aos desafios.

b) antecipar e administrar conflitos.

Sempre que planejamos precisamos tomar decisões. Temos que fazer escolhas e renuncias. Os  envolvidos no ambiente empresarial: compras, finanças, produção, suporte entre outros possuem diferentes demandas que precisam ser negociadas na elaboração do Planejamento Comercial. Pois temos que produzir, vender, entregar, faturar e em alguns casos além da garantia fornecer suporte.

c) gerar coesão.

Quando o Planejamento Comercial com base nas ações desenvolvidas pela Área de Marketing oferecem à organização uma visão coerente do futuro e das suas possibilidades de vendas, incorpora as demandas das outras áreas e reflete a percepção. A Área de Vendas tem o papel de ser um instrumento de coesão para a união de forças de todas as Áreas com um único objetivo.



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